Como fazer o seu ar durar mais durante o mergulho

Para muitos mergulhadores a quantidade de ar disponível é o principal fator que determina a duração do mergulho. Agora é a hora de aprender a fazer o seu ar durar mais e desta forma fazer mergulhos mais longos.



O mergulho acaba quando o seu tempo de fundo se esgota – pelo menos teoricamente. Entretando, para muitos mergulhadores o mergulho acaba quando um ou mais mergulhadores estão com pouco ar. Para muitos de nós a maneira mais fácil de extender o mergulho é focar no consumo de ar. As dicas a seguir irão te ajudar a tirar o máximo proveiro de seu tanque de mergulho.

Resistência


É física simples: quanto maior for o seu perfil na água, mais energia e, portanto, o ar, você vai consumir. Considere a diferença entre um caminhão e um carro esportivo aerodinâmico. Na água, você vai querer ter um carro esportivo. Procure deixar a configuração de seu equipamento de forma que você tenha uma menor resistência na água, certifique-se de que tudo está “escondido” ordenadamente no seu equipamento, criando a menor resistência possível em água.

Deixe algumas coisas para trás


Alguns mergulhadores parecem mergulhar com o ditado "é melhor tê-lo e não precisar do que precisar e não tê-lo" em mente. Eles levam tanta coisa em cada mergulho ... parece que estão levando o armário junto com eles. Muitas vezes eles acham que é mais fácil simplesmente conectar tudo ao colete do que avaliar se realmente irão precisar de determinado equipamento. Há algum mérito para nisso, mas levar muitos equipamentos para a água aumenta o seu perfil e resistência durante o mergulho. Então leve o que você realmente precisa e deixe para trás as coisas que você não irá usar. E não se esqueça de encaixar tudo adequadamente de forma a melhorar a sua hidrodinâmica.

Desacelere


Mergulho é um esporte de gente preguiçosa, alguém me disse uma vez, e há muita verdade nisso. Mergulho não é a natação, e você deveria aumentar o seu ritmo cardíaco. Então, vá devagar! E não apenas debaixo d'água. Procure relaxar o corpo e a mente mesmo antes de chegar ao local de mergulho; quando você começa a se preparar, não se apresse. Claro ... não demore na plataforma de mergulho desnecessariamente, mas faça as coisas de uma forma pré-determinada e calma. Nade calma e lentamente debaixo d'água. Quanto mais inquieto e apressado você estiver, mais ar você vai consumir.

Respire fundo


Observe a diferença entre respirações profundas e grandes respirações. Quando você diz às pessoas para respirar profundamente, muitas pessoas inalam ar com força, enchendo os pulmões até o topo. Para aprender a respirar profundamente, deitar-se sobre uma superfície firme, como um tapete de yoga ou um colchão firme. Coloque uma mão em seu peito e a outra no seu estômago. Agora respire, mas tente respirar de tal forma que só a mão em seu estômago se mova. Dessa forma, você está enchendo o fundo de seus pulmões, ao invés do topo. A respiração profunda (de barriga) repõe o ar em todo o sistema respiratório, e não apenas em parte dela, como quando você respira a partir do topo de seus pulmões.

Mergulhe raso


Uma maneira bem fácil de estender seu tempo de mergulho é tirar proveito do tradicional perfil de mergulho multi-nível, iniciando seu mergulho profundo e depois mudar para águas cada vez mais rasas. Na água rasa nós consumimos menos ar, então simplesmente mudando para a água rasa você reduz drasticamente seu consumo de ar, e com isso, estende seu tempo de mergulho. Se você é o “V8” do grupo, você pode, até certo ponto, compensar isso se posicionando um pouco mais raso do que os outros mergulhadores. Desta forma, fazendo desta prática um hábito, você irá estender um pouco mais cada mergulho que fizer.

Mergulhe mais


Uma maneira bem fácil e divertida de melhorar o seu consumo de ar é simplesmente mergulhar mais! A maioria das dicas citadas acima requerem alguma prática, logo ... mergulhar mais definitivamente vai lhe ajudar a dominar estas práticas. Mergulhar mais também vei te ajudar a se sentir mais confortável embaixo dágua, o que vai te ajudar (e muito!) a conservar o ar.

Por: Sea Way
Fonte: Scubadiverlife
Data: 11/11/2014